Nos processos seletivos atuais do mercado de trabalho essas descrições são muito utilizadas para as vagas. São diferentes cargos, mas que às vezes confundem a nossa compreensão desses termos.
Enfim, qual é a diferença entre júnior, pleno e sênior?
Na verdade eles determinam o nível de experiência e maturidade profissional. Através deles conseguimos distinguir qual é o nível de conhecimento e complexidade que a pessoa poderá ter e assim realizar suas tarefas.

Mas o que é o nível Júnior?
Júnior é o termo utilizado para alguém que acabou de se formar e está dando início a sua carreira profissional. É uma pessoa que está no processo de aprendizagem, muitas vezes sem autonomia para tarefas da área.
E o que é nível pleno?
É um profissional que executa tarefas mais difíceis, possui um pouco de autonomia mas ainda tem um gestor que lhe orienta nas decisões. Geralmente tem mais de 5 anos de experiência na área, mas claro, que isso pode fugir um pouco a regra em empresas menos tradicionais, ou empresas com perfis mais rápidos e dinâmicos.
Por último mas não menos importante, o que é nível Sênior?
É um profissional mais completo, com ampla bagagem de conhecimento na área, com autonomia para resolução de
problemas e expertise para tomadas de decisões. São os perfis de liderança.
Cada cargo traz consigo responsabilidades e entendimentos diferentes, por isso deve haver diferenciação salarial.
Fique sempre atento ao mercado e as oportunidades que surgem conforme o seu nível de conhecimento.
Aqui na Opus RH, nós podemos te ajudar a encontrar a vaga ideal. Temos um trabalho personalizado unindo o candidato certo com a visão cultural da empresa que propaga de forma assertiva a contratação ideal.
Nossas consultoras são psicólogas especializadas em Recrutamento e Seleção
.
.
.
Qual é o seu nível de conhecimento? Júnior, Pleno ou Sênior? Conte pra gente nos comentários!